quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje foi o dia marcado para o concerto manifesto da ONG Orquestrando a Vida, que proporcionava, sobretudo, o ensino de música sinfônica a crianças e jovens, em Campos dos Goytacazes - RJ. Devido à falta de financiamentos para sustentar o ensino de música e a formação de 6 orquestras sinfônicas e 2 bandas, participantes do projeto organizaram uma manifestação chamada "Grande Ensaio Aberto", na praça principal da cidade (Praça São Salvador), com o objetivo de chamar atenção para a ONG, que declarou que terá que encerrar as atividades por causa da falta de recursos.



Em um e-mail desesperado, o discurso de apelo por financiamentos deixou clara a visão criminalizadora da juventude pobre, como se crianças e adolescentes de baixa renda fossem criminosos, ou criminosos em potencial:





Centenas de crianças e famílias choram a perda
de patrimônio cultural em Campos
Centenas de crianças choram a possibilidade de perder a oportunidade de um futuro digno por falta de interesse do poder público e de empresários na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, pois a ONG Orquestrando a Vida anunciou uma possível paralisação por falta de patrocínios para continuar o trabalho sociocultural desenvolvido pela entidade há 16 anos e que alcançou palcos como o Carnegie Hall em Nova York e é considerado o maior e melhor núcleo do célebre “El Sistema”.
A Orquestrando a Vida atende a 750 crianças carentes em 06 orquestras sinfônicas e 02 bandas, e com a paralisação estas crianças voltarão a atividades irregulares como trafico de drogas, assaltos, entre outros atos ilícitos, perdendo todo o trabalho desenvolvido pela ONG na transformação social e inserção no mercado de trabalho.
Os alunos, pais, professores e amigos da Orquestrando a Vida realizam no próximo dia 09 de maio às 17h um manifesto na praça principal da cidade de Campos (Praça São Salvador), que esta sendo chamado pelos organizadores de “Grande Ensaio Aberto”. Este ensaio será o último ensaio dos grupos sinfônicos pertencente a Orquestrando a Vida se não ocorrer um socorro imediato à instituição.

 FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO
DIVULGUE!!!

A ORQUESTRANDO A VIDA PEDE SOCORRO!


4 comentários:

  1. SEM CONTAR que, se há criminalidade entre jovens, não é por falta de ONGs, mas por falta de infindáveis políticas públicas que deveriam ser realizadas e não são.
    A oportunidade de um futuro digno depende de muita coisa. Como eles podem afirmar que as crianças "voltarão" pras atividades criminosas? Porque são carentes?
    Essa ONG deve ser milagrosa: podia atender jovens de classe média também, pra evitar que se tornem políticos facistas, corruptos, aproveitadores, advogados sem-caráter, médicos vendidos e ganaciosos... será que funciona? o poder da música é grande, hein??

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de uma aluna do Laboratório de Comunicação da UFF que esteve no projeto em que sou voluntário...Ela precisava de fazer uma matéria sobre música em projeto social. Nós indicamos um dos alunos do grupo mais avançado..

    Pergunta da aluna de jornalismo: - Se vocês não estivessem aqui nesse projeto, onde estariam ? - fazendo cara de comiseração em relação a situação de "vulnerabilidade de quem mora em comunidade".

    Resposta do jovem músico: - Estaríamos em qualquer outro lugar que nos sentíssemos bem...

    O ser humano tem uma visão deturpada de que a moradia e/ou a pobreza são as formadoras do caráter...

    Sendo assim, acabei não repassando o texto pedindo ajuda para a orquestra, até achar um site bem mais light que falava do mesmo problema sem apelar pro medo...

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia comentado, porém por algum motivo estúpido meu comentário não saiu. Duvido que eu consiga o mesmo êxito em contatenar as idéias, como da primeira vez, mas vamos lá. Não posso duvidar que o papel da ONG em questão tenha beneficiado crianças e jovens, que por meio da música conseguem realizações que talvez não fossem tão possíveis se a ONG não existisse. Necessito no entanto não ser tão partidário do papelão que a mesma ONG apresentou nesse comunicado infeliz. Comecemos:

    " Centenas de crianças choram a possibilidade de perder a oportunidade de um futuro digno por falta de interesse do poder público e de empresários na cidade de Campos dos Goytacazes "

    Pois bem... Gostaria de ver apenas uma delas lacrimejando. Então se não for por meio dessa ONG, as crianças perdem a oportunidade de ter um futuro digno? Será que uma criança com certa educação não poderá saber usar de seu livre arbitrio e fazer suas escolhas? Sendo dessa forma, essa ONG é a única opção ou salvação das crianças desse local? A ONG vai decidir pelo futuro desses jovens? E outra: Qual a obrigação do governo e dos empresários em financiar isso? Pode ser muito digno, muito belo, mas por exemplo: se eu sou um empresário, conquistei minha riqueza de alguma forma, e ela me pertence, então é meu direito usar como bem entender. Seria etica ou moralmente mais correto diante da sociedade que eu compartilhasse para o bem, mas nunca uma obrigação, como sugere esse enunciado.

    Prosseguindo:

    " Orquestrando a Vida atende a 750 crianças carentes em 06 orquestras sinfônicas e 02 bandas, e com a paralisação estas crianças voltarão a atividades irregulares como trafico de drogas, assaltos, entre outros atos ilícitos, perdendo todo o trabalho desenvolvido pela ONG ..."

    Então a ONG afirma, AFIRMA, ASSEGURA que com a paralização do seu trabalho cristão (de fazer o bem pelo bem, sem qualquer recompensa a quem o faz) as crianças voltarão a irregularidade COM CERTEZA... será que todas já estiveram lá antes? pq para voltarem, tem que ter estado, e ele não delimitou números, generalizou... todas elas tem tendencias criminosas? Concluo então que numa comunidade dessa natureza, que não haja ONG desse tipo, TODAS as crianças e jovens são levadas a atividades ilicitas. Alentador.

    Uma ONG precisa saber que o trabalho caridoso por si só não necessita de reconhecimentos ou recompensas, ou então não será caridade, e sim troca, trabalho, onde se recebe. Sendo assim, tudo bem, então assumam um papel de uma troca de favores ao invez de se fazerem de coitadinhos, que só querem ajudar e não podem. Quem quer ajudar, ajuda, sem precisar de ninguém para isso. Muito infeliz essa manifestação e sem fundamento, em minha opinião é claro.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, acho que eu nunca li nada tão explicitamente fascista... sem a música a consequência óbvia: O tráfico, os assaltos, as atividades ilícitas... será que ninguém mais nota o teor etnocêntrico e discriminatório desse texto? Isso foi divulgado e foi aceito pela comunidade? O que eu não consigo entender é onde estão as vozes das crianças que tocam nesse projeto... elas realmente concordam que são essencialmente assaltantes e traficantes?
    Como é que a pessoa que escreveu esse texto explicaria o fato de pessoas que passaram a vida inteira na classe média alta, com tudo o que precisam e muito mais, roubam tanto (muito mais que um simples ladrão morador de favela com certeza) dos cofres públicos, ganham tanto com contravenções como os caça níqueis, o jogo do bicho e etc, sem contar os dividendos gerados pelo tráfico de drogas que vão diretamente para o bolso dos mais ricos (ficando apenas uma pequena parcela para a "bucha do canhão" que são os mais pobres)? Para não falar dos playboizinhos que traficam a rodo na Zona Sul e na Barra da Tijuca, entre sintéticos e drogas vindo dos morros...
    indignante...

    ResponderExcluir